Biografia Nietzsche
Foi um filólogo, filósofo e poeta alemão do século XIX.
Filologia clássica é o ramo da filologia que estuda os sistemas linguísticos da Antiguidade Clássica, especialmente do latim e do grego.
Sua filosofia central é a ideia de "afirmação da vida e da vontade de viver”. Em torno disso, desenvolveu um pensamento demolidor em relação à tradição, em todas as suas manifestações (moral, religiosa, científica, filosófica) para o autor, todas essas manifestações contribuíram para oprimir o ser humano das mais diversas maneiras.
Escreveu centenas textos críticos sobre religião, moral, cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo. Aforismo = é uma sentença concisa, que geralmente encerra um preceito moral, ou seja, ditado, provérbio (exemplo: Seria cômico, se não fosse trágico)
Defendeu a desconstrução dos conceitos que integrava a cultura ocidental do século XIX. Defendia a ideia de que para libertar, o pensamento deveria ser livre de qualquer forma de controle cultural e moral.
De família luterana o seu destino era ser pastor como seu pai e seus avôs, mas perde a fé durante a adolescência. com cinco anos de idade ficou órfão de pai, passando sua infância com a mãe, a irmã e duas tias. Durante essa fase, dedicou-se a ler a bíblia. Com 14 anos recebeu uma bolsa de estudos de preparação para o clero. Destacou-se nos estudos religiosos, literatura alemã e estudos clássicos, porém começou a questionar os ensinamentos do Cristianismo.
Estudos em Teologia e Filologia clássica, na Universidade de Bonn, mas abandonou Teologia para estudar as obras dos filósofos Kant e Schopenhauer e do compositor Wagner. Em 1869 foi nomeado professor de Filologia na Universidade da Basileia, mas deixou a vida acadêmica por um tempo entrando na vida militar.
Durante a guerra franco-prussiana serviu como enfermeiro por um breve período, retornando com problemas de saúde. Com crises constantes de cefaléia,