Trab Cidades Planejadas
Mantida pela ICE – Instituição Chaddad de Ensino S/C Ltda
ENGENHARIA CIVIL
VANDERLEI JOSÉ DE OLIVEIRA
URBANISMO E SOCIEDADE
PROFESSORA: BETHINA DE ARRUDA MOTA MELADO
AVARÉ-SP
2015
O crescimento desordenado das cidades, que marcou o processo de desenvolvimento das sociedades desde os primórdios, trouxe consigo problemas que comprometem a qualidade de vida nos centros urbanos. Para tentar corrigir os efeitos negativos deste processo, foram criadas as chamadas “cidades planejadas”, pensadas a partir de um modelo estratégico, focado em aspectos que asseguram um funcionamento harmonioso e sustentável.
Acredita-se que as primeiras cidades planejadas tenham surgido no Vale do Rio Indo, berço da civilização indiana. O crescimento e organização destas cidades revelam a preocupação com o planejamento urbano, como a disposição dos assentamentos e a hierarquia das ruas, que dividiam-se em avenidas comerciais e vias residenciais, distanciando a população de problemas como a poluição sonora e a criminalidade.
A construção de uma cidade planejada envolve questões referentes às configurações estruturais e organizacionais, tais como saneamento, transporte, vias públicas, policiamento e inúmeras outras, que são analisadas e estabelecidas através da criação de um projeto, ou Plano Diretor. Esse documento se preocupa, basicamente, em criar as condições necessárias para garantir a qualidade de vida aos cidadãos.
Brasília (Brasil)
A criação de Brasília se deu após décadas de estudo e planejamento, que tinham como objetivo buscar um local adequado para interiorizar a capital do Brasil. Foi somente no governo de Juscelino Kubistchek que o projeto passou a fazer parte do plano de metas de desenvolvimento e foi colocado em prática. O auto do Plano Piloto de Brasília foi o urbanista Lúcio Costa e o projeto arquitetônico foi dirigido por Oscar Niemeyer. A construção, de bastante complexidade, se estendeu por 4 anos e custou cerca de 1