artigos contabilidade1
Este artigo é parte integrante do site: www.contadorperito.com.
Jane Maria Batista de Oliveira
Contadora
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar a perícia contábil tendo como alvo conceituar, fundamentar e até mesmo exemplificá-la, buscando subsídios em bibliografias de autores de renome, revistas de contabilidade, normas entre outros, necessários ao desenvolvimento da perícia de um modo geral .
O desenvolvimento da perícia contábil depende muito do desempenho dos profissionais, professores e outros que operam nesta área. Onde estes apresentam a consciência crítica, possibilitando absorver as transformações que ocorrem no meio da sua aplicação.
A perícia contábil é uma especialização que requer um universo diversificado de conhecimentos, não bastando, apenas, a contabilidade acadêmica, porque, na perícia, o perito precisa enxergar onde não há luz, ler o que não está escrito e encontrar o que parece não existir.
A responsabilidade da função pericial é tão grande que merece uma boa meditação antes de aceitá-la .
Do bom desempenho do perito, depende a convicção pessoal do julgador da lide ; depende muitas vezes o futuro e o destino, não só das partes em litígio como até o futuro profissional do próprio perito, por isso exige-se que os peritos estudem, atualizem-se aperfeiçoando-se cada vez mais .
Não existe aqui a intenção de elucidar todo assunto da perícia, e sim proporcionar a todos os interessados a grande relevância da Perícia contábil pois a sua prática e desenvolvimento transcendem os limites da empresa , do escritório ou qualquer outra azienda.
2. HISTÓRIA DA PERÍCIA
Observam-se indícios de perícia desde o início da civilização, entre os homens primitivos, quando o líder desempenhava todos os papéis de juiz, de legislador e executor.
Há registros , na Índia, do surgimento do árbitro eleito pelas partes, que desempenhava o papel do perito e juiz ao mesmo tempo ; também nos registros da Grécia e Egito.
Porém,