Contabilidade
AUTORES RGM:
Andressa Benoso Rocco 17013-5
Caroliny Sampaio Rodrigues Carneiro 17441-6
Cássia Damiana Santos 17983-3
Débora Agra Viana 17805-5
Fábia dos Santos de Sousa 17862-4
José Jocimar Macedo Fonseca 17985-0
Kátia Santos Lopes 17838-1
Michelle Stefany Silva 18737-2
Vanessa Cristina da Silva 16660-0 resumo
O objetivo deste artigo é evidenciar o avanço contábil, pois a profissão tem sofrido constantes modificações ligadas principalmente à tecnologia de informações, e à adoção das normas internacionais de contabilidade. A evolução da Contabilidade acompanha os acontecimentos históricos e a evolução da humanidade, consequentemente as entidades e a contabilidade têm sido influenciadas pela tecnologia avançada e a globalização. Será abordada a maneira que os contadores têm se adaptado às mudanças tecnológicas, como isso tem influenciado no seu cotidiano, os prós e os contras dessas mudanças.
A tecnologia passou a ter um papel fundamental no perfil do “novo contador”, a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) resulta em um novo comportamento, novas políticas e procedimentos a serem adotadas pelas entidades e contadores. A criação de softwares específicos para o trabalho contábil tornou a execução das atividades mais simples e rápida. O contador deixou de ser um “guarda-livros” para tornar-se um consultor empresarial, peça fundamental nas tomadas de decisões gerenciais e estratégicas das empresas.
PALAVRAS – CHAVE: Contabilidade – Tecnologia – Contador – SPED
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade surgiu com a necessidade que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam e de forma simples seu uso passou a ser essencial.
Considerando a expansão capitalista no decorrer dos anos e os novos métodos tecnológicos implantados no Brasil, o profissional contábil