Artigo09
Para implantar um Sistema de Gestão (Gestão por Processos, ISO 9001, SA 8000, OHSAS 18000 ou outras), muitas empresas têm recorrido aos serviços de Consultorias, Assessorias, Auditorias e Treinamentos especializados no assunto.
Na hora de efetuar a contratação destes serviços, os dirigentes de empresas ficam, muitas vezes, bastante inseguros pois estão contratando um serviço que não conhecem bem e se defrontam com ofertas tão díspares que tornam a decisão difícil.
No intuito de ajudar no processo de decisão dos executivos, vamos enumerar alguns aspectos que devem ser analisados antes da contratação destes serviços para minimizar o risco de se efetuar uma escolha errada, com graves conseqüências para a empresa. 1) O serviço está sendo oferecido por uma empresa de consultoria especializada, com um corpo de consultores ou por um consultor autônomo?
Existem boas e más empresas especializadas, assim como existem bons e maus consultores autônomos. A diferença básica existente entre as duas alternativas é a segurança quanto a continuidade dos trabalhos. Numa empresa com corpo de consultores é possível efetuar a substituição de um consultor caso haja algum tipo de problema entre este e o cliente, sem comprometer a seqüência das atividades desenvolvidas, até o seu final. Já no caso de se contratar um consultor autônomo, esta situação implicaria na total descontinuidade dos trabalhos, pelo rompimento do único elo existente entre a consultoria e o cliente.
2) O serviço está sendo oferecido por uma empresa de consultoria especializada ou por uma "Organização agente de Negócios" que subcontrata diversas empresas de consultoria?
Mais uma vez existem boas e más empresas de consultoria e boas e más "Organizações Agentes de
Negócios". A diferença é que a empresa de consultoria dispõe de uma