artigo
O coeficiente de arrasto (Cx) mede a força exercida sobre um objeto pela resistência do ar, no exemplo um carro; a 120 km/h a força que age contra o carro é quatro vezes maior que a constatada quando o carro está a 60 km/h.
A capacidade aerodinâmica de um carro é medida através do coeficiente de arrasto, quanto mais baixo o coeficiente, mais aerodinâmico é o carro, e se move através da parece de ar contra ele com mais facilidade.
Voltando ao exemplo do carro, um modelo ‘’quadradrão’’ como o Volvo 960 sedan tem um Cx de 0,36 e um S80 sedan tem Cx 0,28, isso mostra que formas mais suaves e afiladas são mais aerodinâmicas. Para uma boa observação disso é a gota de água, ela é suave e arredondada, e se afina no topo, com isso o ar flui ao seu redor conforme ela cai ao solo. É o mesmo processo com os carros, superfícies suaves e arredondadas permitem que o ar flua reduzindo o turbilhão.
Volvo 960 sedan Volvo s80 sedan
A tabela abaixo mostra o valor de Cx para vários formatos diferentes. Apenas valores médios de referência, o valor de Cx pode variar bastante devido a pequenas alterações no formato.
Foi contestado o único visual do Toyota Prius, carro hibrido, mas a sua forma extremamente aerodinâmica é uma de suas características de eficiência, com o sei Cx de 0,26 que ajuda na obtenção de um consumo baixíssimo, a redução de Cx de um carro em 0,01 pode diminuir o consumo em 0,09 km/l. Toyota Prius
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/resistencia-do-ar/resistencia-do-ar.php http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-aerodinamica-avioes-voam-642157.shtml http://autonews.rbc.ua/photogallery/791/6971/9731/?image=0 http://www.swotti.com/cars/volvo-s80_63.htm http://www.portais.ws/?page=art_det&ida=766