Atividade 3 Semana
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
TAMIRES GUILHEN FERREIRA
TRABALHO DE METODOLOGIA DA HISTÓRIA
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2015
TAMIRES GUILHEN FERREIRA
TRABALHO DE METODOLOGIA DA HISTÓRIA
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Metodologia da História do 1º Semestre do Curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Claretiano
Profº. Ms. Reginaldo de Oliveira Pereira
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2015
RESUMO
Este trabalho trata-se do desenvolvimento dos aspectos estudados a respeito do conhecimento histórico, discutindo a História da História e a formação do historiador.
Palavras-chave: Aplicação de conhecimentos. História da História. Formação do historiador.
Ao perguntarmos ‘Como surgiu História?’, uma das possíveis primeiras respostas seria ‘Com a necessidade de se contar algo. ’. Porém, isso seria não seria suficiente. Seu surgimento é mais profundo.
‘História’ se refere à ação do homem em toda sua vida e na de outros, suas conquistas, derrotas, seu estilo, posição e função na sociedade. Por isso não pode ser entendida por um todo, mas como um conjunto de acontecimentos entrelaçados que contam uma trajetória, que mudam o destino de uma nação inteira, assim como não teria surgido da necessidade de uma única nação.
Os povos antigos não fizeram História, pelo simples fato de que os ocorridos nos mitos, nunca existiram ninguém sabe como os deuses surgiram, não há prova escrita disso, apenas o saber popular, onde cada pessoa conta à sua maneira.
Assim sendo, História tem por sua definição “todo acontecimento humano no tempo” (PEREIRA, Reginaldo de Oliveira; TORELLI, Leandro Salman. P. 04).
Deste modo, a História ganha sua história ‘nascendo’ na Grécia Antiga, entre os séculos 6º e 5º a.C., quando sentiu-se necessidade de registrar tudo o que ocorria, de como entender e criar tecnologias, como elas surgiram, como poderiam ser melhoradas, afinal, as mudanças na sociedade começavam a surgir.