artigo
Introdução
A economia segue em constante mudança e as perspectivas de negócio se adaptam a cada ciclo e inovação que o mercado desenvolve. Segundo Porter (1999), toda empresa deve estar preparada para mudanças e deve responder a esta busca pela posição competitiva em velocidade cada vez maior. A atividade de desenvolvimento de novos produtos e serviços cresceu significativamente nos últimos 20 anos e desde a década de 90 tornou-se o foco principal da competição entre as empresas.
Novos cenários eclodiram a partir de um movimento natural do mercado, o qual atualmente passa por uma modificação, em que o serviço se destaca e mostra tendência de crescimento em comparação a atividades industriais onde o surgimento de novos concorrentes e de novos mercados promoveram uma alteração na formatação da relação competitiva. Constantemente esta mudança instiga os industriais a buscarem novos modelos de negócios que visam um aparecimento de diferenciais competitivos.
O caso descrito nesse artigo apresenta a elaboração de um projeto a aplicação de um novo modelo de negócio o qual fomenta a integração de produtos e serviços afim de visar o aumento da receita de uma empresa manufatureira de pré-moldados de concreto, baseando-se na literatura disponível sobre Gestão de projetos e sobre Sistema produto-serviço.
Contextualização da Pesquisa
Segundo Gebauer (2008), a produção de itens manufaturados com serviços associados ao mesmo vem ganhando espaço e expande a visão de operações para um contexto que engloba execução de serviço e de manufatura conjuntamente, e ainda conclui que os serviços associados a bens, em muitos casos, têm sido uma fonte expressiva de lucro.
A empresa estudada atua no setor da construção civil, setor que não vem apresentando números animadores desde 2010, reflexo da crise internacional, após a queda do PIB nacional