Trabalho Biologia Esqueletos Formatado
João Orestes Martins Dartora e Gustavo dos Santos Joras
Turma: 102
Esqueletos
Canoas, 2013
Introdução
Esqueleto é o nome tipicamente dado à estruturas de sustentação, principalmente dos seres vivos, sobre os quais será explicado neste trabalho. Este trabalho visa explicar um pouco mais sobre os esqueletos em si e mais especificamente sobre o esqueleto humano. Explicarei sobre quais são os tipos de esqueleto, qual a importância do esqueleto no corpo humano, as partes do esqueleto humano, alguns ossos principais que o compõem, o número de ossos e também algumas curiosidades sobre ele.
Sumário
Introdução 2
O esqueleto 4
O esqueleto humano 5
Conclusão 7
Bibliografia 8
Anexos 9
O esqueleto
O Esqueleto é um conjunto de peças com bastante resistência, cujo objetivo é proporcionar equilíbrio, sustentação ao corpo e proteção dos órgãos. Os esqueletos são geralmente divididos em três tipos que são:
Endoesqueleto – É um esqueleto interno presente principalmente nos vertebrados como peixes, cachorros e humanos, por exemplo, (vide anexo I). Os endoesqueletos são formados por ossos, que por sua vez são muito rígidos e fortes sendo estes órgãos compostos predominantemente por tecido ósseo verdadeiro e, em menor parte, por outros tipos de tecidos, como o tecido cartilaginoso, por exemplo, que é usado para a ligação entre os ossos. As cartilagens ajudam os ossos a se prenderem nos músculos esqueléticos, que são responsáveis pelos movimentos. Elas também ajudam os ossos a se juntarem por meio das articulações, que por sua vez fazem com que a gama de movimentos do corpo não seja tão limitada.
Exoesqueleto – É um esqueleto externo, presente principalmente nos artrópodes, como formigas, aranhas, e caranguejos, e em alguns outros invertebrados, como as conchas de alguns moluscos (vide anexo II). Os exoesqueletos são formados por uma cutícula resistente, mas flexível que cobre o corpo do animal, ele fornece