artigo
2014
Resumo
COELHO, M. T. A. D. e ALMEIDA Filho, N. de: 'Conceitos de saúde em discursos contemporâneos de referência científica'. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro,vol. 9(2):315-33, maio-ago. 2002.
Este artigo gira em torno do esclarecimento principalmente de conceitos como a saúde, estado padrão e patologia. E são fundamentados a partir do conhecimento filosófico de muitos cientistas especialistas no assunto. Porem, é possível perceber ao logo do artigo essa dificuldade de encontrar uma conceituação concreta, devido a diversas influencias, entre elas, o próprio senso comum . E para contornar tal quadro, esta ocorrendo um resgate desses estudos correlacionados ao que implica na pratica o estado de saúde e doença e reforçando que tal modelo vai muito além da enfermidade, englobando o meio no qual esta inserido o individuo, suas condições financeiras, infraestrutura publica, acesso a saúde e o alcance das políticas públicas saudáveis, entre outros fatores. Outro assunto abordado em diferentes visões como a socióloga, antropológica e epistemológica foi a respeito de normalidade e modelos de saúde. E ainda o de rotulação. Por fim, o artigo apontou e descreveu os três níveis conceituais de saúde e reafirmou, como já havia sido apresentado nas teorias anteriores, que mais do que nunca a doença não pode se desvincular da saúde pois são intrínsecos.
Palavras – chaves: Conceito de saúde. Estado padrão .
Resumo
SETTE, A. M. C. Percepção do processo saúde doença : significados e valores da educação em saúde. Rev. bras. educ. med. vol.36 no.1 supl.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2012
Nesse artigo, o assunto abordado é o avanço de doenças e problemas de saúde relacionados a