artigo
Revista Contabilidade & Finanças - USP
João Eduardo Prudêncio Tinoco
CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA MENSURAÇÃO, AVALIAÇÃO
E EVIDENCIAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS*
João Eduardo Prudêncio Tinoco
Professor Doutor na Fundação Universidade Regional de Blumenau – SC e na Universidade Católica de Santos – UNISANTOS
E-mail: tinocojoao@uol.com.br
RESUMO
ABSTRACT
Este artigo objetiva contribuir para o estudo da contabilidade estratégica de recursos humanos, especialmente no que tange aos aspectos de mensuração, avaliação e a divulgação, visando atender aos pressupostos dos stakeholders.
Discute o papel desempenhado pelos recursos humanos, que as entidades usam de forma permanente e em continuidade, alargando o universo de informação e transparência demandada pelos usuários da informação contábil, econômica, financeira, social e ambiental. Parte da premissa de que a gestão de pessoas, combinada com a gestão de recursos físicos e tecnológicos, quando realizada com eficiência e eficácia, gera valor adicionado e, ademais, permite incrementar a produtividade, maximizar a rentabilidade e continuidade das organizações.
Expõe que os recursos humanos são ativos, já que detentores de conhecimento, e este é a mola que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento econômico das sociedades, todavia, não são, ainda, reconhecidos pela contabilidade tradicional.
Explicita indicadores de desempenho, elaborados a partir do sistema de informação contábil gerencial, tais como: produção, produtividade, qualidade, valor adicionado, rentabilidade e gestão (operacionais) de pessoas. This article aims to contribute to the study of strategic human resource accounting, especially with respect to the measurement, evaluation and disclosure, with a view to attending to the presupposition of stakeholders.
We deal with the role played by human resources, used by entities in a permanent and continuous way, enlarging the universe of information and transparency