Historia do artesanato
Artigo apresentado à disciplina Metodologia Científica do Curso de Administração da Faculdade Integradas de Sergipe (FISE), como parte do processo de avaliação da mesma. Professora: Patrícia Batista.
Tobias Barreto / Se
2013
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar a história do artesanato no Brasil e na cidade de Tobias Barreto no Estado de Sergipe. Neste artigo apresentaremos o conceito, sua história, e sua evolução com o passar dos tempos, desde a pré-história até os dias atuais. De acordo com a história a origem do artesanato surgiu na Pré-História. Os homens desta época faziam cestos, ferramentas, vasos de cerâmica, roupas, esculturas e outros objetos usando as mãos como ferramenta e os recursos da natureza como matéria-prima. O artesanato é também uma parte relevante da produção cultural do Nordeste, sendo inclusive o ganha-pão de milhares de pessoas por toda a região. Devido à variedade regional de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los todos, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes, os produtos feitos em argila, palha e madeira (por exemplo, da carnaúba, árvore típica do sertão), além das rendas, mosquiteiros fabricados e ornamentados nas próprias fabricas da região nordestina.
Palavras – chaves: artesanato, história, origem, variedade regional, tradição.
INTRODUÇÃO
O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina. Tal técnica é praticada desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas.
A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante, já que neste período