Trabalho artesanato e história
1) Que mudanças ocorreram com o avanço do comércio e do artesanato?
A partir do avanço do comércio e artesanato, além do surgimento de uma nova mentalidade condizente com o período, podemos notar também o aparecimento de uma nova classe social que será chamada de burguesia e logo a formação das monarquias nacionais.
2) Leia o segundo parágrafo e faça uma caracterização da cultura teocêntrica medieval.
A cultura teocêntrica medieval é interpretada pelas pessoas da época de modo que tudo que acontece gira em torno de Deus e tem uma explicação religiosa, desde os cargos ocupados na sociedade, até as desgraças (tidas como castigos) e coisas boas (tidas como bênçãos).
3) Caracterize a arte e a literatura teocêntricas.
A arte teocêntrica tinha como função representar a grandiosidade de Deus perante o resto do mundo, com artistas anônimos e figuras desproporcionais e sem perspectiva. Da mesma forma, a literatura também estava dominada pela Igreja e era composta principalmente de textos com temas religiosos ou relacionados a Deus.
4) Identifique os traços da visão de mundo burguesa, comentada no quinto parágrafo.
A visão de mundo burguesa era completamente diferente da do resto da população. O burguês era materialista e acreditava que suas conquistas eram resultados de seus esforços, procurando usufruir daquilo que conseguiu na terra mesmo. Essa visão logo menos ajudaria na formação de um movimento nomeado Renascimento.
5) Explique o significado dos seguintes termos: antropocentrismo, otimismo, racionalismo, humanismo e individualismo.
Antropocentrismo: o homem foi colocado no centro e recebeu sua valorização como ser racional e declarado aquele que tem a capacidade de explicar todos os fenômenos que acontecem a sua volta.
Otimismo: o homem era visto como capaz de resolver problemas e os renascentistas acreditavam no progresso, fazendo assim com que apreciassem a beleza do mundo.
Racionalismo: tentativa de