artigo
RESUMO
O propósito deste artigo é analisar a importância de um planejamento operacional de sistemas de transporte urbano para o beneficio da Empresa, bem como para os seus usuários.
PALAVRAS-CHAVE: Planejamento operacional; Pesquisa Operacional; Alocação da mão-de-obra; Alocação da frota dias úteis, sábado e domingo; Modelagem Matemática; Processo Decisório e Tecnologia da Informação.
TEXTO DO TRABALHO
O planejamento operacional entende-se o conjunto de atividades desenvolvidas pelas empresas com o objetivo de organizar a operação da rede de transporte coletivo, visando à alocação racional dos recursos necessários ao atendimento adequado da demanda e a produção dos serviços com a maior eficiência e eficácia possíveis.
A unidade básica de organização da produção do transporte coletivo é a linha, caracterizada por uma configuração espacial (o itinerário) e uma organização temporal (a programação de horários). Os dois principais recursos utilizados são os veículos (quantidades e tipos) e os operadores (motoristas e cobradores), que devem ter sua programação ou escala (ao longo do tempo) definida antecipadamente, de forma a atender à demanda em todos os horários e em todas as linhas. A escala pode ser programada por dia, semana, mês e até por ano, considerando as folgas, descansos, férias, treinamentos e outras atividades da tripulação, além da manutenção preventiva dos veículos, assim o planejamento operacional de qualquer empresa de transporte, necessita antes de tudo, até mesmo de uma criação de uma pesquisa operacional, pois tem métodos científicos para a tomada de decisões. A Pesquisa operacional “estrutura processos, propõe um conjunto de alternativas e ações, fazendo a previsão e a comparação de valores, de eficiência e de custos”, tudo que um planejamento operacional necessita para fazer um bom atendimento adequado visando uma maior eficiência, eficácia e o atendimento adequado aos seus clientes.