artigo
2.1. Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino e aprendizagem, verificamos que é necessário repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não apenas como informação. Partindo dessa realidade, consideramos imprescindível elaborar este projeto, com a intenção de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura.
Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando, na escola, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se, então, necessário a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando.
ARTIGO
Leitura no Primeiro Ano das Séries Iniciais: uma construção de significados
Autor: Luziene Silva de Medeiros
Data: 14/09/2009
Sobre o ato de ler
Sabendo-se da condição humana como ser "aprendente", e, sobretudo das condições impostas ao indivíduo na sociedade contemporânea no que concerne a necessária aquisição de conhecimentos, considera-se extremamente importante refletir sobre o ato de ler e sua importância na perspectiva de melhoria do indivíduo.
É, portanto seguindo a trilha dos argumentos de Paulo Freire, que enfatizaremos a natureza e desenvolvimento do processo de leitura, sobre o desenvolvimento da mesma no contexto social e por conseguinte no escolar considerando-a como uma construção de significados, todos a fim de compilar subsídios que fundamentam a sua essencialidade,especificadamente nas séries iniciais, no tocante ao seu primeiro ano.
A prioridade reconhecida e concebida ao termo educação e em especial ao entendimento de escrita e leitura aponta hoje para o conjunto da sociedade brasileira, que o ensino e a aprendizagem para com as crianças, estão inseridos num processo mais amplo e com novos significados. Os currículos deverão nesse prisma priorizar um ensino que contemple a