O CORPO: um caminho ao autoconhecimento uma experiência possível
Sociedade Wilhelm Reich - RS
Trabalho apresentado originalmente no Congresso Interamericano de Psicoterapias Corporais:
Terapia, Corpo e Vida Viva - Montevidéu - Uruguai - Setembro/97
Abstract Conteúdo Bibliografia
RESUMO:
Deste artigo levantam-se hipóteses para ampliar o campo de ação do trabalho
"psicocorporal" reichiano para além do contexto clínico, tendo como pressuposto que a atuação sobre o somático pode servir como prevenção dos desequilíbrios energéticos ou neuroses, uma vez que psíquico e somático formam uma unidade funcional. É ainda a fundamentação e o relato parcial de pesquisa sobre a possível aplicação da técnica da orgonoterapia em nível de grupo, na qual busca-se a conscientização corporal focalizando a atuação dos participantes em seu comportamento atual através da auto-observação das atitudes caracteriais com vistas a um processo de autoconhecimento.
Conteúdo
Desde a formação como psicoterapeuta reichiana, minha atenção esteve focada tanto no aspecto clínico, quanto na contribuição de Reich na psicologia social.
Estas duas vertentes: a psicobiológica (função do orgasmo) e a psicologia social ( análise do caráter) foram sintetizadas na teoria da economia sexual, na qual Reich investiga os fatores que influenciam no modo como o indivíduo regula a utilização de sua energia biológica ou sexual, enfatizando a ligação existente entre a economia sexual individual e a forma estabelecida pela sociedade para direcionar ou reprimir a satisfação das necessidades sexuais do indivíduo.
Para integrar as vertentes da teoria reichiana, é importante ter em mente as características da teoria econômico-sexual que são: a saúde do ser humano no sentido psicossomático depende de sua capacidade de vivenciar o orgasmo como ciclo de tensão/carga/descarga/relaxação, que é a função biológica primária de todo ser vivente ( potência orgástica = saúde); a doença