Gestalt do Objeto
Gestalt do objeto é um livro que trata de como fazer a leitura visual da forma, a partir de fundamentações científica e de psicologia perceptual da forma o autor expressa cada questão por meio de tópicos e imagens. A gestalt, após diversas pesquisas, trata-se do fenômeno da percepção, através da interpretação do nosso cérebro.
Leis da Gestalt
A Gestalt é dividida em 8 leis: Unidade, Segregação, Unificação, Fechamento,Continuidade, Proximidade, Semelhança, Pregnância da Forma.
Unidade –Uma unidade é identificada em um único elemento, que se encerra em si mesmo.
Segregação –A segregação é a parte que se divide ou que se evidencia em relação as outras unidades, é o fator que contrasta no objeto com outros elementos.
Unificação –A unificação consiste na igualdade ou semelhança dos estímulos, nelas e encontra harmonia e equilíbrio nos objetos.
Fechamento –O fechamento ocorre quando se estabelece uma formação nas unidades, ou seja, obtêm a sensação de fechamento visual da forma pela sua continuidade estrutural.
Continuidade –A continuidade é a tendência dos elementos se acompanharem uns ao outros, de maneira que permitam a continuidade de um movimento para uma direção já estabelecida.
Proximidade –A proximidade ocorre quando os elementos que estão próximos entre si tendem a ser vistos juntos, a proximidade e a semelhança são dois fatores que agem juntos.
Semelhança –A semelhança é estimulada pela igualdade da forma e da cor, o que desperta um agrupamento das unidades por partes semelhantes.
Pregnância da Forma –A pregnância da forma é uma das leis mais básicas na gestalt, um objeto com alta pregnância da forma tende a ser equilibrada, harmônica e homogênea trazendo uma boa visualização fazendo com que o espectador consiga entender a forma rapidamente sem problemas, um objeto com baixa pregnância da forma faz com que se tenha mais trabalho para identificar as unidades no objeto. Após as