Artigo
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FACULDADE BORGES DE MENDONÇA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CLÁUDIA REGINA DE AGUIAR
CRESCIMENTO X PRODUTIVIDADE: O CASO DO BRASIL
FLORIANÓPOLIS-SC
2012
FACULDADE BORGES DE MENDONÇA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FACULDADE BORGES DE MENDONÇA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CRESCIMENTO X PRODUTIVIDADE: O CASO DO BRASIL
AGUIAR, Cláudia Regina de
JEVAUX, Daniel Duarte
RESUMO
Palavras-Chave:
ABSTRACT
Keywords:
1 INTRODUÇÃO
Objetivo geral
O objetivo geral deste trabalho é apresentar a relação entre o crescimento econômico e a produtividade no Brasil e seus impactos na economia nacional atualmente.
Objetivo específico a) Levantar o referencial teórico acerca do tema; b) Analisar a relação entre Crescimento econômico e a produtividade; c) Apresentar informações úteis aos economistas e aos usuários que possuem interesse acerca do assunto abordado no estudo.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste capítulo, é apresentada a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento deste estudo, definindo Crescimento Econômico, produtividade, a relação entre os dois assuntos e a forma pela qual eles se apresentam atualmente no cenário Brasileiro.
2.1 Crescimento Econômico
Até algumas décadas atrás, o crescimento econômico era avaliado somente pelo método quantitativo, pelo índice gerado pela divisão do Produto Interno Bruto (PIB) do país, pelo total de sua população. Porém atualmente alguns estudiosos, afirmam que para obter-se um índice mais confiável é necessário avaliar o crescimento econômico, também pela sua capacidade qualitativa de gerar riquezas e outros fatores que fazem parte desse contexto, como a cultura, a origem e a história do país, já que o crescimento do país eleva o nível de vida da população.
Na visão de Sandroni (2005) Crescimento Econômico é o aumento da produção de bens e serviços. E a soma do valor de todos esses bens e serviços é