Sensores de nivel na destilacao
Escola de Engenharia de Lorena – EEL
| |
Instrumentação na Indústria Química
Sensores de nível em um processo de destilação batelada multicomponentes
Prof. Gerônimo Virgínio Tagliaferro
Nomes
Ana Carolina Generoso
Gabriela de Oliveira Rodrigues
Jennifer Mariana Fowler
Victor Sabatini Querino
Turma: 20122I2
2ͦ Semestre – Outubro de 2012
INTRODUÇÃO
Nível é a altura de uma coluna líquida ou de sólidos em pó ou em grãos, dentro de um recipiente fechado. O objetivo de qualquer sistema automático de medição de nível é fazê-lo de modo preciso, confiável e seguro.
A medição de nível é relativamente fácil, quando comparada com a medição da temperatura e da vazão. Embora a medição, controle e calibração de nível sejam fáceis, deve-se lembrar que foi um problema no controle de nível do sistema de refrigeração do reator nuclear de Three Mile Island (28/03/1979), que provocou uma grande catástrofe. Por isso, a medição de nível pode ser mais complexa que simplesmente a determinação da presença ou ausência de um fluido em uma determinada altura.
Para se medir nível de modo preciso e confiável devem-se conhecer os parâmetros físicos do tanque, as propriedades físicas e químicas do líquido cujo nível se quer medir, as características eletrônicas dos sinais digitais de comunicação e finalmente escolher o melhor sistema adequado às necessidades propostas. É possível se medir diretamente o nível contido (innage) ou então medir o espaço vazio (ullage) e, indiretamente, deduzir o valor do nível por subtração.
Há vários parâmetros para a escolha do melhor método de medição de nível, tais como:
Unidade de interesse: altura, volume, peso, massa, interface.
Tipo do produto: líquido ou sólido, limpo ou com sujeiras e contaminantes.
Exigência metrologia: medição operacional ou para transferência de custódia.
Tanque ou vaso pressurizado ou à pressão atmosférica.
Escolha do sensor