artigo
Mary Ferreira1
Discutir a pesquisa científica e seus problemas é o que se propõe este artigo. Parte-se da idéia que a ciência se constitui de experiências e reflexões, tendo os teóricos que nos antecederam como norte para aprofundar questões e dúvidas definidoras dos problemas de pesquisa. Aborda-se ainda questões metodológicas com enfoque para os métodos qualitativos e quantitativos e indicações sobre temas para pensar problemas de pesquisa voltados para as Ciências Humanas e Sociais com ênfases nas áreas de Educação, Gestão da Cultura, Ciências Criminais e Biblioteconomia.
Palavras-Chave: Pesquisa; Problemas de pesquisa; Métodos de Pesquisa.
Introdução
A proposta deste texto é refletir sobre problemas de pesquisa no campo das Ciências Humanas e Sociais e discutir noções gerais sobre metodologias que poderão nortear futuras elaborações para quem está vivenciando a fase de elaborar projeto de pesquisa. Pesquisar é buscar conhecimentos e o ato de conhecer se constitui uma preocupação do fazer científico, cujas bases estão relacionadas com o uso dos métodos e explicações da realidade.
O ato de pesquisar é uma exigência que se insere no ato de aprender, de pensar e de dar sentido a coisas e fatos, ou como enfatiza Bachelard, é quando ultrapassamos o lugar comum da opinião pessoal para respostas mais claras, seguras e fundamentadas sobre determinados fenômenos. Para esse autor a opinião “pensa mal, não pensa: traduz necessidade de conhecimento” Bachelard (1996, p.18). O conhecimento por sua vez se dá a partir da resposta a uma pergunta. “Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico. Nada é evidente. Nada é gratuito. Tudo é construído.” Bachelard (1996, p.18). O conhecimento é, portanto, uma construção da necessidade de responder a um fenômeno desconhecido, a uma inquietação.
A pesquisa é o caminho para a construção de conhecimentos que se