Artigo
Romário Dias Nunes[2]
RESUMO:
Este artigo se constitui de uma análise do discurso da revista Veja na cobertura dos acontecimentos que compuseram o governo socialista de Salvador Allende no Chile, tendo como objetivo analisar de que forma a revista Veja noticia esse governo. O quadro teórico para a análise foi dos pressupostos da Análise do Discurso, embasado nas teorias Michel Foucault, Michel Pêcheux, Cleudemar Fernandes e Emi P. Orlandi.
PALAVRAS-CHAVE: Análise do discurso. Chile. Veja. Allende . Socialismo.
A República do Chile, ou simplesmente Chile, é um país da América do Sul que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacifico. Colônia espanhola do século XVI ao XIX conquistou sua autonomia política em 1810. Atualmente o Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul, contando com um alto índice de desenvolvimento humano.
A história chilena apresenta algumas singularidades quando comparado com os demais países latino-americanos. A principal delas é a estabilidade política, considerável a ponto de tornar-se uma imagem mitológica de sua trajetória. Exemplos dessa construção são os epítetos “Suíça latino-america” para designar o país ou “ingleses na América” para identificar o povo chileno.
Nas principais análises sobre a história do Chile a estabilidade política, o respeito às tradições democráticas, a pluralidade partidária, são aspectos que estão sempre em discussão. De acordo com Drago (1995, p. 23):
Durante o século XX, o Chile destacou-se por contar com uma sólida organização constitucional e uma longa vida parlamentar, interrompida apenas por breves períodos na década de 30 [...] Essa solidez institucional favoreceu a