Estudo de caso monsanto
O problema que essas empresas estavam enfrentando era evitar o acesso não autorizado de funcionários aos sistemas, além de evitar que senhas e dados fossem roubados do BD por programas spyware mal-intencionados. E ainda tinha o problema de logins e senhas diferentes para setores da empresa.
2. Qual era o impacto desses problemas?
Se os funcionários tivessem acesso a dados que não digam respeito às suas responsabilidades profissionais, a empresa poderia estar em desacordo com a lei HIPAA. Além disso, no caso dos vários logins e senhas, os funcionários perdiam muito tempo para lembrar suas informações, chegando até a anotar os logins e senhas, representando assim, um sério risco à segurança da rede.
3. Como eles foram resolvidos?
Os problemas foram resolvidos com altos investimentos em novas tecnologias de gerenciamento de identidade, que tornavam os sistemas das empresas mais seguros, possibilitavam a economia de tempo por parte dos funcionários, o que acarreta na redução de custos da empresa.
4. Quais eram as soluções disponíveis às empresas?
As soluções disponíveis eram: pedir aos funcionários que mudassem as suas senhas com mais freqüência ou que tornassem mais complexas. A outra alternativa era investir em novas tecnologias de segurança para autenticar os usuários quando eles tentam acessar o sistema.
5. Quais questões humanas, organizacionais e tecnológicas precisaram ser abordadas durante o desenvolvimento das soluções?
Foi preciso levar em conta a questão humana no sentido de preocupar-se com o funcionário, pelo qual foi investido bastante em tecnologias novas ao invés de somente o funcionário gravar várias senhas e as trocasse com muita freqüência. A questão organizacional também era muito importante visto que as empresas estavam desorganizadas em