O DESAFIO DE CONSERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES: Um estudo de caso da empresa Monsanto e a sustentabilidade corporativa
Um estudo de caso da empresa Monsanto e a sustentabilidade corporativa Adriana Lira1
Amanda Major¹
Américo P. de Queiroz Jr.¹
Andreia Gomes¹
Luana J. Esteves¹
Raquel Nogueira¹
Resumo
O cenário vivido pela humanidade nos implica numa árdua missão de reconstruir a sociedade. Neste sentido, se faz necessária uma mudança de paradigma por parte dos cidadãos e das organizações e isso passa por uma reinvenção dos modelos de produção e consumo adotados pelo ser humano.
Para tanto, são necessárias novas formas de organização, como a sustentabilidade corporativa. Proposição que inova e desafia organizações e administradores a respeito da necessidade de conciliar as dimensões econômicas, ambiental e social nos negócios. Este artigo objetivou evidenciar como a sustentabilidade corporativa pode ser uma oportunidade de novos negócios para as empresas, bem como as caracteristicas da aplicação da NBR
ISO 14001 como sistema de gestão ambiental, usando como base no estudo de caso da empresa Monsanto. Em sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, cujo instrumento de coleta de dados foi à revisão bibliográfica. Constata-se que, através de ações inovadoras de ecoeficiência, a sustentabilidade corporativa pode, além de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental, ser uma oportunidade de alavancar negócios, gerando receitas e contribuindo para a imagem e crescimento das organizações.
Entretanto a realidade mostra que, infelizmente, as empresas estão mais preocupadas com o cumprimento da legislação e/ou com a imagem perante clientes quando adotam sistemas de gestão ambiental.
Palavras-chave: sustentabilidade corporativa; sistemas de gestão ambiental;
ISO 14001.
1
Pós-Graduandos do curso de especialização em Gestão de Recursos Humanos nas
Organizações, pela instituição de ensino FACAPE – Faculdade de Ciências Aplicadas de
Petrolina.
1. Introdução
A ABNT NBR ISO