Artigo: ÁLCOOL E DIREÇÃO: OBSERVANDO O ALTO ÍNDICE DE ACIDENTES NO BRASIL
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ÁLCOOL E DIREÇÃO: OBSERVANDO O ALTO ÍNDICE DE ACIDENTES NO BRASIL
Ingrid Souza Carvalho
Karen Suelen Silva Cardoso Santana
RESUMO O artigo trata do número elevado de acidentes no trânsito diretamente ligado ao álcool, provocado na maioria das vezes por jovens e as medidas cabíveis pra a redução desse índice altíssimo de violência. Tem como principal objetivo informar e conscientizar as pessoas desse problema social e o que fazer para evitar o crescimento constante do índice de mortos, que está acontecendo de forma frequente.
Palavras-chaves: Violência, Álcool, Direção, Morte.
INTRODUÇÃO
O artigo tem por objetivo trazer o índice de acidentes e mortes no trânsito, comparando o antes e o depois da lei seca. O primeiro tópico mostra que o fator principal causador desses acidentes é o consumo de álcool e como ele afeta o organismo humano. O segundo tópico traz o jovem como a principal vítima do trânsito, sendo que ele está começando a beber cada vez mais cedo. No terceiro tópico vem sendo abordada a função do Código de Trânsito Brasileiro e a criação e mudança da Lei Seca, e o que mudou para o cidadão. Por fim, o quarto tópico traz alguns dados e números estatísticos de acidentes no trânsito com mortes e feridos, além dos danos à sociedade.
ACIDENTES DE TRÂNSITO E BEBIDA ALCOÓLICA
Os acidentes de trânsito no Brasil têm crescido de forma alarmante nos últimos tempos. Dentre os fatores determinantes encontra-se o humano que tem oferecido maior risco e destaque no cenário de vida atual. Causas como: estresse, cansaço, negligência, excesso de velocidade, ultrapassagem indevida e até a imprudência de outros motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Porém, o consumo excessivo de álcool tem sido a causa principal da maioria dos acidentes em vias públicas de todo o país.
O álcool é uma substância de fácil absorção