ARTIGO P S
Perturbação do Sossego Alheio: Um problema do convívio na sociedade atual
INTRODUÇÃO
A necessidade humana de permanecer vivendo em grupos, com o objetivo de ajuda mútua, sem dúvida, também trouxe muitos benefícios para a nossa sociedade, mas muitos problemas de convivência, por exemplo, interrupção do trabalho e descanso, muitas vezes causadas por vizinhos. A perturbação de sossego vem em sua maioria pelo volume de sons de residências (casas ou apartamentos), que é muito alto, barulhos devido à reformas, festas que incomodam a vizinhança no período noturno, bem como, sons de veículos e animais que de maneira incessante no período da noite ocasionam encomodações alheias.
As indústrias que se localizam próximas às residências que contém ruídos intensos, ou até mesmo, quando há gritos e badernas causam encomodação de populares da região, especialmente na frente dos clubes e discotecas.
As situações são infinitas e cada pessoa tem uma história a relatar à este respeito.
ASPECTOS PROVIDOS DE PERTUBAÇÃO DE SOSSEGO
Muitos agentes de Segurança Publica são deslocados para atender ocorrências da natureza de perturbação de sossego, difíceis de resolver e geralmente demorado. Os recursos materiais e humanos são empregados para esse fim, muitas vezes deixando de realizar Policiamento Ostensivo Preventivo, como alegado pelas comunidades em geral.
A questão do ruído excessivo, geralmente leva proporções indevidas quando um indivíduo sob o pretexto de se divertir ou de trabalho, apenas invadindo com seus ruídos, o modo de vida de outra(s) pessoa(s), que é obrigado a interromper uma palestra, um travesseiro, um passeio ou até mesmo um emprego. Muitas pessoas acabam ampliando o direito, a liberdade de viver de forma pacífica e respeitosa para com a sociedade, para "Eu posso fazer qualquer coisa em nome do meu divertimento ou o trabalho", esquecendo de que outras pessoas também têm o direito de se divertir e de trabalho, estudo e, principalmente, descansar.
Acontece