Artigo Da P S
Jailane Silva Gomes*
Marcelo Nascimento Silva*
Resumo: Com as transformações no mundo da comunicação e informação, despertadas pelo uso das tecnologias digitais, contempla-se uma reformulação de ensino e aprendizagem, apresentando um novo discurso que argumenta o fim da escola e a autonomia do aluno. Com isso surge a Educação a Distancia (EAD) que nos últimos anos se tornou uma das mais importantes ferramentas de transmissão do conhecimento e da democratização da informação. Entretanto apesar de possuir um grande potencial, enfrenta o problema da elevada taxa de evasão. Isso vem associado á baixa qualidade dos materiais didáticos, a péssima qualificação profissional e o desinteresse dos diretores em transmitir uma educação de qualidade, voltando-se apenas para o lucro. Objetiva-se aqui, abordar através de uma pesquisa bibliográfica que a EAD não existe de forma isolada; ela faz parte de um currículo que deve antes de tudo, apresentar alto nível de qualidade do ensino o que determinará a permanência do aluno no curso.
Palavras - chave: EAD; aprendizagem; evasão; qualidade de ensino; tecnologias.
_____________________________________________________________________________________
“As tecnologias não são meras ferramentas transparentes; elas não se deixam usar de qualquer modo: são, em última análise, as materializações da racionalidade de uma certa cultura e de um “modelo global de organização do poder”. (Barbero, 1997.)
O
E
ser humano, ao longo de sua evolução, buscou sempre a melhoria de suas condições de vida utilizando recursos tanto técnicos quanto intelectuais. É certo que desde que passou a escrever o ser humano vem buscando desenvolver mecanismos para se comunicar. Isso se comprova com o surgimento e manipulação do papel, da imprensa, da energia elétrica, do telégrafo, do rádio, do telefone, do cinema, da televisão e mais recentemente da Internet.
A internet se tornou