RECICLAGEM1
DE
PNEUMATICA
SUMARIO
CRIAÇÃO DO PNEU
Com o surgimento do pneu feito de borracha (responsável pela substituição das rodas feitas de ferro e madeira) fez com que tivéssemos um grande avanço tecnológico no mundo, pois seu material é mais resistente e duradouro. Entre suas potencialidades, a borracha consegue absorver melhor o impacto causado pela roda com o solo fazendo com que o transporte fique mais confortável.
O pneu é composto de borracha, enxofre e antioxidante, negro de fumo (subproduto do petróleo que ajuda a unir todos os ingredientes) ou sílica (para pneus ecológicos), aço, camadas de poliéster e náilon. Os produtos passam em um misturador que amacia a borracha dando textura de massa, depois ela entra em um processo de trefilarem e vai para outros setores para ganhar a forma do pneu (os setores são: camada interna, telas, telões, cintas, perfis de piso e parede), as partes são montadas uma após a outra. Depois de montado o pneu passa para o processo de vulcanização para ganhar a forma e tamanho e por fim passa no setor de inspeção para receber o selo de qualidade e ir para o mercado.
PRODUÇÃO DE PNEUS
A produção desses pneus estima-se que só no Brasil são mais de 40 milhões de pneus, e no mundo são mais de 2 milhões por dia.
IMPACTO AMBIENTAL E SOLUÇÃO
Porém, mesmo com todos os seus benefícios, o pneu é um grande vilão para o meio ambiente, pois a sua decomposição demora muito, cerca de 600 anos, e isso causa um grande impacto ambiental. Muitos desses pneus são jogados fora dos pontos de coleta (indústria especifica para reciclagem de pneus). Alguns desses pneus são encontrados em vias publicas, junto de lixos encontrados perto de barrancos, rodovias, em aterros sanitários, mar, rios, lagos ou riachos, terrenos baldios ou alagadiços. Esse lixo (pneu quando descartado), misturados com ou outros, pode causar grandes poluições, pois os mesmos jogados em locais incorretos podem tampar passagens de aguas fazendo com que causem enchentes nas