Reciclando as idéias
TEMA: RECICLANDO AS IDÉIAS
TITULO: GANHANDO COM A RECICLAGEM
SUBTITULO: COMO PODEMOS GANHAR COM A RECICLAGEM, FAZENDO USO DO QUE LANÇAMOS FORA
INTRODUÇÃO
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. A necessidade de reciclar foi despertada nos dias de hoje, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento poderia trazer para o planeta Terra. O processo de reciclagem, além de ajudar na preservação do meio ambiente também gera riquezas. Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
Hoje devemos consumir e lidar com os resíduos de uma maneira responsável, preservando o planeta para as gerações futuras, o que deve contar com a participação dos poderes públicos, privado e da sociedade civil.
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. Reaproveitar e reutilizar o que de alguma forma foi rejeitado. Analisemos o caso do papel.
O uso do papel nas nações industrializadas continua a crescer e, em alguns casos, é responsável por quase 20% de todo o lixo doméstico. Ainda que as árvores usadas para fazer papel novo sejam um recurso renovável, florestas antigas são freqüentemente derrubadas para dar espaço a árvores com polpa, rapidamente plantadas e colhidas para fazer papel. O papel reciclado resulta em uma economia líquida significante em termos de água e energia usadas, assim como os poluentes emitidos no ambiente. O processo inicial da reciclagem dá-se na separação do lixo do papel, em seguida existe um banho de detergentes e solventes para retirar a tinta. O papel é transformado numa pasta. As impurezas são removidas com uma série de lavagens. Depois a pasta é misturada com cloro, que a torna branca.
A reciclagem do papel é um procedimento