Paulo Freire
Licenciatura em Ciências Biológicas
IDENTIFICANDO DIFERENTES TIPOS DE CÉLULAS
Relatório nº02 Sob a Exigência da disciplina Biologia Celular
Ceres-Go
Março/2015
Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal Goiano- Câmpus Ceres
IDENTIFICANDO DIFERENTES TIPOS DE CELULAS
BIOLOGIA CELULAR
LAYNNE RODRIGUES DE SOUZA
Acadêmico:
THIAGO FERNANDES QUALHATO
Professor:
Ceres-Go
MARÇO/ 2015
1. INTRODUÇÃO
As células foram descobertas em 1663 ou 1665 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim "cella", pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas. Células são unidades mínimas de um organismo capaz de atuar de maneira autônoma. Organismos microscópicos como bactérias, protozoários são células únicas, enquanto organizadas em tecidos e órgãos. Podem ser classificadas como procarióticas e eucarióticas. Todas as células estão envoltas numa membrana chamada citoplasma. Quase todas as células bacterianas e vegetais estão também encapsuladas numa parede celular grossa e sólida, composta de polissacarídeos, externa à membrana plasmática.
Segundo Cooper & Geoffrey (2007), muitos organismos, como bactérias, amebas e leveduras constituídas por células isoladas que são capazes de se replicar independentemente. Organismos mais complexos são compostos de uma coleção de células que funcionam de uma maneira coordenada, com diferentes células especializadas para realizar uma função determinada.
Todas as células contêm informações hereditárias codificadas em moléculas de ácidos desoxirribonucleicas DNA esta informação dirige a atividade e assegura a reprodução e transmissão dos caracteres á descendência.
2. OBJETIVO
Preparar lâminas de diferentes células para a observação.