Artigo a importancia do afeto entre professor e aluno
Adriana Machado Martins Vieira
RESUMO
As relações que acontecem dentro da sala de aula, entre professores e alunos são complexas, pois envolvem todo o ambiente em que os indivíduos estão inseridos, dentro e fora da escola. Tudo o que acontece na escola e na vida pessoal de cada aluno e professor influenciam no processo de ensino-aprendizagem. Por isso a postura que o professor adotar em sala será muito útil no momento da integração aluno/professor. A aprendizagem acontece, segundo Vygotsky, pela interação do social para com o indivíduo, ou seja, no caso da escola, a mediação se faz por intermédio do professor. Assim, nessa integração com a troca de respeito e de afeto teremos o resultado que todos esperam.
Palavras-chave: Aluno. Aprendizagem. Mediação. Professor. Conhecimento.
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
Paulo Freire
INTRODUÇÃO
O tema escolhido tem relevância sobre a importância do afeto entre professor e aluno”, por ser um assunto que mais tem estado nas pautas de reuniões pedagógicas, na mídia e demais veículos de comunicação e círculos de palestras. A falta de afeto muitas vezes gera a indisciplina e o não aproveitamento das aulas. Nossa escolha recaiu sobre o tema, por acreditarmos que o professor precisa se envolver para desenvolver uma didática correta e estratégias adequadas para que o aprendizado aconteça. Alguns autores foram tomados como referência para a pesquisa, tais como: Regina Haidt (2003), José Carlos Libâneo ( 1994) e Gabriel Chalita (2004).
Para que pudéssemos delinear este trabalho, foram desenvolvidos dois capítulos: o primeiro, a sala de aula, também focando a interação sobre os educandos, pelo professor, como um transmissor de conhecimento e aquele que cede lugar em sala de aula para troca de informações, ou seja, um encontro de pessoas e não somente de