Hidreletricas
Forças exógenas são as que modelam o relevo e resultam da dinâmica da atmosfera e da atividade biológica na superfície da Terra. Os processos exógenos são intemperismo, erosão, transporte e deposição que atuam através da ação dos seus agentes que são as chuvas, os rios, o gelo, a gravidade e o vento. A superfície da Terra está em constante mudança devido à ação destas forças, endógenas e exógenas. Pode ser dividida em grandes unidades geomorfológicas, dentre os quais se destacam duas principais: os continentes e os oceanos. Dentro de cada uma dessas unidades encontramos ainda, grandes feições geomorfológicas particulares.
As forças exógenas são geradas pela absorção da energia solar na atmosfera do planeta Terra. Elas influenciam a temperatura, a quantidade. de chuvas, a velocidade dos ventos e outros fatores, sendo responsáveis pela diferenciação do clima em cada área do planeta. Essas forças agem no desgaste e na esculturação das formas de relevo, além de limitar a distribuição dos seres vivos na superfície terrestre.
Forças Exógenas
As forças externas, também chamadas de forças exógenas, têm função importantíssima na formação do relevo, assim como as forças internas. O intemperismo físico atua no processo de “desgaste” das superfícies rochosas. Esse fenômeno consiste na alteração das rochas em razão da alternância da temperatura, em que o calor provoca a dilatação das rochas; e o frio, a contração. A repetição desse processo durante anos modela o relevo.
As águas das chuvas e dos rios, a neve e o vento também são agentes modeladores do relevo. A água pode alterar a composição das rochas, causando o intemperismo químico. Com isso, ocorre a desagregação das rochas, que podem se romper ou desencadear erosões. A ação dos ventos também contribui para a aceleração desse processo.
No entanto, atualmente o homem é o principal responsável pelas modificações no relevo. A expansão das áreas urbanas, a construção de rodovias,