Artigo wi fi
Princípios de Comunicações
11/05/12
RESUMO
A conectividade entre computadores durante muito tempo foi feita somente através de cabos. Existem algumas limitações para este tipo de conexão tais como: perde-se a mobilidade do computador em função do comprimento do cabo; ambientes com muitos computadores podem exigir adaptações na estrutura do prédio para a passagem dos fios; em uma residência pode-se fazer necessário furar paredes para passar o cabo; a manipulação constante ou incorreta pode fazer com que o conector do cabo se danifique. Felizmente, as redes sem fio (wireless) Wi-Fi surgiram para eliminar estas limitações.
O uso deste tipo de rede está se tornando cada vez mais comum, não somente nos ambientes domésticos e corporativos, mas também em locais públicos (bares, lanchonetes, shoppings, livrarias, aeroportos, etc) e em instituições acadêmicas. Nas próximas linhas são mostradas as principais características da tecnologia Wi-Fi e explica-se um pouco do seu funcionamento.
1 INTRODUÇÃO
Wi-Fi é um conjunto de especificações para redes locais sem fio (WLAN - Wireless Local Area Network) baseada no padrão IEEE 802.11. O nome "Wi-Fi" é tido como uma abreviatura do termo inglês "Wireless Fidelity", embora a Wi-Fi Alliance, entidade responsável principalmente pelo licenciamento de produtos baseados na tecnologia, nunca tenha afirmado tal conclusão. É comum encontrar o nome Wi-Fi escrito como WiFi, Wi-fi ou até mesmo wifi. Todas essas denominações se referem à mesma tecnologia.
Com a tecnologia Wi-Fi, é possível implementar redes que conectam computadores e outros dispositivos compatíveis (smartphones, tablets, consoles de videogame, impressoras, etc) que estejam próximos geograficamente. Estas redes não exigem o uso de cabos, já que efetuam a transmissão de dados por meio de radiofrequência. Este esquema oferece várias vantagens, entre elas: permite ao usuário utilizar a rede em qualquer ponto dentro dos limites de