Redes wi-fi
Valdecir A.Alves
Instituto de Informática
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS ) – São Leopoldo – RS – Brasil
alex@caim.com.br
Introdução
Antes das redes sem fio, era possível conectar computadores apenas via cabos, mas esse tipo de conexão tem uma limitação física: o computador só pode ser movimentado até o limite do cabo. Dependendo de onde os cabos irão passar é necessário uma série de adaptações na infra-estrutura do ambiente onde está a rede, por exemplo,furar a parede onde irá passar o cabo.Também existe o risco de dano físico ao conector e ao próprio cabo em si. Esse é um dos principais motivos porque a rede sem fio está se tornando cada vez mais popular.
Uma Rede Wi-Fi é uma rede local sem fio padronizada pelo IEEE 802.11. A abreviatura significa“wireless fidelity” (fidelidade sem fios) e marca registrada pertencente à Wireless Ethernet Compatibility Alliance (WECA).
Erguer uma grande antena em uma colina fora da cidade e instalar antenas orientadas nos telhados dos clientes é mais fácil e econômico que cavar valas e estender cabos. Desse modo, as empresas de telecomunicações também têm um grande interesse em fornecer um serviço de comunicação sem fio de vários megabits para voz, Internet, filmes por demanda etc.
Esse artigo é uma explanação geral sobre como funcionam as redes wifi e o padrão utilizado por ela , o IEEE 802.11.
1. O que é Wi-Fi
Wi-Fi é um conjunto de especificações para redes locais sem fio (WLAN - Wireless Local Area Network) baseada no padrão IEEE 802.11. O nome Wi-Fi é tido como uma abreviatura do termo inglês "Wireless Fidelity".
2. A origem do Wi-Fi
A idéia de se criar redes sem fio não é nova. Esse interesse começou no inicio da década de 90, quando diversas empresas tinham seus grupos de pesquisa atuando na pesquisa de redes sem fios mas isso acabou se tornando um entrave, visto que não havia uma