Artigo Vers O Final
Karina de Oliveira Nunes
RESUMO
O tema proposto foi investigado por meio de pesquisa bibliográfica na qual foram utilizadas como fontes de estudo obras de relevante importância sobre o tema, livros, artigos científicos, e alguns documentos. Com o objetivo de analisar em linhas muito gerais o contexto em que se inicia a Reforma Educacional de 1996, com papel de destaque a aprovação da LDB, seguido da análise e verificação de conceitos abordados no mesmo, e com relevância para o estudo da noção de competência. O presente trabalho explora ainda a formação do professor, vinculado ao seu papel de docência e mais precisamente aos seus apanhados necessários de competência, para se inserir no contexto da Educação Básica Brasileira, além de abordar as possibilidades dos alunos estarem inclusos no conceito central de competência.
Palavras-chave: Reforma Educacional – LDB – professor – competências
Fatos históricos, políticos e econômicos de forma geral, podem causar efeitos consideráveis na formação e no processo educacional, exemplificando-se a Reforma da Educação Brasileira, através da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) de 1996. Está com o encargo e com formas distintas de se produzir e pensar a educação nas escolas e outras instituições de ensino, sendo resultado das reformas constituídas em períodos anteriores.
No período anterior a aprovação desta LDB o Brasil passou por um período conturbado e de instabilidade, a ditadura militar. A ideia de democracia defendida pela maioria da população, deu lugar a um profundo autoritarismo partindo do governo instalado no golpe de 1964. As mudanças jurídicas e políticas do pais refletiram na educação escolar brasileira, assim como o término do regime militar, trouxe novos rumos para a educação no processo de abertura política de 1980, dando respaldo para a consolidação da Constituição Federal de 88 e consequentemente para