Artigo Ergonomia Vers O Final
Ana L. C. Vieira – analuizacvieira@hotmail.com
André A. de Oliveira – andre_gcr@yahoo.com.br
Douglas G. Demboski – dougdgd@hotmail.com
Elisa Puccinelli – elisa_puccinelli@hotmail.com
Márcia de Matos – marcia_dematos@hotmail.com
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL
Avenida Pedra Branca, 25, Cidade Universitária Pedra Branca
88137-270, Palhoça, SC
Resumo: O objetivo deste estudo é a realização da análise das condições ergonômicas de dois postos de trabalho da máquina de corte a laser de uma empresa do segmento metal mecânico localizada na região da Grande Florianópolis, SC. Um posto de trabalho é o de operador de máquina e o outro auxiliar do operador da máquina. O método utilizado para coleta de dados foi entrevista com os trabalhadores e observação das suas atividades. A partir deste, um diagnóstico foi feito acerca do ambiente de trabalho, atividades, equipamentos e ferramentas utilizadas, bem como do ambiente lumínico, térmico e acústico. Por fim concluiu-se que o ambiente e as condições de trabalho do posto analisado estão de acordo com o que a ergonomia recomenda e de acordo com as expectativas dos trabalhadores.
Palavras-chave: Ergonomia; Condições de trabalho; Corte a laser
1. INTRODUÇÃO
Estudar o ambiente onde são desenvolvidas as atividades de trabalho e propor melhorias é papel da ergonomia. Segundo Eufrásio (2013) “a ergonomia é uma ciência multidisciplinar que estuda o ser humano e seu espaço físico e organizacional, envolvendo medidas, funcionamento, funções e usabilidades”.
O objetivo deste estudo é a realização da análise das condições ergonômicas de dois postos de trabalho da máquina de corte a laser de uma empresa do segmento metal mecânico localizada na região da Grande Florianópolis, SC. O posto de trabalho avaliado consiste em realizar corte em chapas metálicas através da tecnologia a laser. Para Vargas (2014) “O processo de corte a laser, além de flexível,