Artigo - Séries Temporais
Quantidade de carros Volskwagem Gol vendidos no Brasil.
Denis Barleze¹
Kall Yanke Pertile Reinecke¹
Lucas Lemos da Silva¹
Rogério Siegel Júnior¹
Tatiane Rosa Silva¹
Professor Dr. Ivan Ivanqui²
21 de junho de 2013
RESUMO
Este artigo tem por objetivo observar a quantidade de carros Volkswagen Gol que são vendidos em todo o território brasileiro, verificando se esta série temporal sofreu variações (tendência, cíclica, sazonal ou irregular) obtendo informações através modelo multiplicativo (Y= T x S x C x I), para então prever como será a venda deste mesmo carro em um futuro próximo.
Palavras chaves: Séries temporais, carro, tendência, variações.
1. INTRODUÇÃO
Série Temporal é um conjunto de observações sobre uma variável, ordenado no tempo, e registrado em períodos regulares. Utilizando o método de séries temporais, iremos analisar uma tabela com o número de vendas do carro Gol, da marca Volkswagen. As séries temporais permitem-nos calcular e analisar diversas variações em uma tabela exposta em períodos, no caso dessa, dados mensais. O objetivo da análise de séries temporais é identificar padrões não aleatórios na série temporal de uma variável de interesse, e a observação deste comportamento passado pode permitir fazer previsões sobre o futuro, orientando a tomada de decisões.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 METODOLOGIA
Para desenvolver este artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa para a coleta dos dados que se referem a unidades vendidas por mês do carro Volkswagen Gol em um período de 50 meses (período entre março de 2009 e abril de 2013) e em outro momento foi utilizada a pesquisa qualitativa, na realização das previsões após a coleta dos dados. Com os dados obtidos, iniciou-se os cálculos para obter as variáveis necessárias no modelo multiplicativo das séries temporais, que são definidas pela fórmula Y = T x S x C x I , onde Y é a previsão, T é a tendência, S é a variação sazonal, C é