Estatística
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA ESTATÍSTICA
SÉRIES TEMPORAIS
ACADÊMICOS:
SANTA MARIA
2013
Introdução
Uma série temporal é uma série estatística onde a variável estudada está ordenada em função do tempo.
Ex. Produção de um artigo X
Componentes de uma série temporal:
1ª Componente estacional ou sazonal. É um movimento oscilatório de curta duração (inferior a um ano) que traduz a influência de fatores cuja atuação é periódica, no sentido de aumentar ou diminuir a intensidade do fenômeno.
2ª Tendência ou componente tendencial ou tendência secular. É um movimento evolutivo que traduz a influência de fatores que fazem com que o fenômeno tenha a sua intensidade aumentada ou diminuída com o passar do tempo. Esta componente se caracteriza, portanto, como um movimento ascendente ou descendente de longa duração. Quando a série temporal não apresenta qualquer tendência ascendente ou descendente ela é denominada série estacionária.
3ª Ciclo ou componente cíclica é um movimento oscilatório de longa duração (mais de um ano) que exprime a influência de fatores aleatórios de ação reiterada. Tal componente indica as fases de expansão e contração das atividades econômicas, sendo de duração não fixa. Em geral, denomina-se ciclo longo quando sua duração é mais ou menos 50 anos, médio quando dura em torno de 10 anos e ciclo curto mais ou menos de 2 a 7 anos.
4ª Aleatória ou também chamada de componente irregular. É um movimento oscilatório de curta duração e de grande instabilidade que exprime a influência de fatores casuais, como por exemplo secas, enchentes, greves eleições, etc.
Análise de uma série temporal:
A análise de uma série temporal consiste na verificação, determinação e eliminação de cada uma das componentes que ela possui
Modelo de uma série temporal: S.T.C.A . Onde as