sílica ativa
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CCI 010 – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
PROF. THAIS MAYRA DE OLIVEIRA
MICROSSÍLICA OU SÍLICA ATIVA
ALUNA: LÍDIAN LIMA MARQUES – 200924123
JUNHO DE 2013
Introdução
A Sílica Ativa é um material com propriedades pozolânicas, que pode ser aditivo para concreto, com adição de teores parciais em relação à massa ou volume de cimento.
Normas técnicas
ABNT NBR 12653:2012 (Esta Norma estabelece os requisitos para materiais pozolânicos para uso como adição, onde são desejadas ações aglomerantes, além de outras propriedades normalmente atribuídas às adições minerais finamente divididas.) Os materiais pozolânicos dividem-se em 2, naturais e artificiais, a da sílica ativa se enquadra no grupo dos artificiais por advir de processos industriais.
Sílica Ativa
A Sílica Ativa é um pó fino obtido através do processo de fabricação do sílicio metálico ou ferro silício, logo um produto de origem metalúrgica, o que lhe confere maior estabilidade quanto a sua composição química e física, por obter um diâmetro médio menor do que 1 µm, apresenta altíssima superfície específica e uma massa específica aparente baixa.
Resultados e análises
Características da sílica ativa, alto teor de Sio2 > 85%, superfície específica - 20.000m2/ Kg, formato da partícula: esférico, massa específica: 2220 Kg/m3
A sílica ativa é encontrada em 4 formas, no estado bruto, em forma de nota de sílica ativa, em forma densificada e misturada ao cimento Portland.
Dosagem da sílica ativa, a dosagem ideal estaria entre 25% a 30%, porem na prática estas quantidades são inviáveis devido a grande quantidade de plastificante necessária. As dosagens geralmente utilizadas nos concretos de alto desempenho variam entre 5% a 15% em relação à massa de cimento, quantidades menores a 5% não alteram a resistência.
Vantagens na utilização da sílica ativa, melhor