fggffgnbnb
645 palavras
3 páginas
Se você acha que a química orgânica é um monstro de sete cabeças, agora, olhando por um novo ângulo, verá como vai ficar mais fácil compreendê-la.A química orgânica exerce grande participação no nosso cotidiano. Grande parte dos compostos produzidos em nosso corpo são orgânicos por exemplo a uréia e a glicose. Não apenas em nós, como também em todos os seres vivos, sejam eles vegetais ou animais.
Também a encontramos como combustível, na produção de tinta e sabões, até mesmo na criação de um novo composto que pode ser usado para salvar vidas.
produtos essenciais para a vida são orgânicos, por isso existem tantos diferentes compostos alem do ar que respiramos (O2) e da água que constitui 80% do nosso corpo, há um átomo que é fundamental: o Carbono. E é dos compostos desse elemento que a química orgânica vai tratar.
Se disser que o petróleo ira acabar na tv ? o que vc faria?
Para refletirmos sobre como o nosso cotidiano será afetado, primeiramente é necessário conhecermos um pouco desse produto. o que é o petróleo?
É uma mistura de vários compostos orgânicos, principalmente daqueles formados apenas por Carbono e Hidrogênio (hidrocarbonetos). Podemos encontrar tanto na terra como no mar em grandes profundidades, junto com águas salgadas. As principais áreas produtoras de petróleos são:
DERIVADOS DO PETRÓLEO em % por barril
GLP (gás liquefeito do petróleo) 7,5%
Gasolina 16,2 %
Diesel 33,9%
Querosene 5%
Óleo combustível 16,5%
Asfalto 1,8%
Lubrificantes 1,2%
Naftas 11,2%
Diversos 6,7%
Fonte: Petrobrás - 1998
São obtidos através da destilação fracionada.
- são utilizados como combustível :
• Gasolina
• Querosene
• Gás natural
• Diesel
• GLP (Gás Liquefeito do Petróleo)
- Asfalto (piche)
- Goma Arábica (encontrada nos chicletes)
- Plásticos
- Vela
- Cera
Como toda a fonte não-renovável, o petróleo um dia vai acabar. Em 1970, previa-se o fim do petróleo em 2000, o que não aconteceu, mas isso não