O uso da sílica ativa na fabricação de blocos de micro concreto
DE BLOCOS DE MICRO CONCRETO
Hilton Manoel Couceiros de Matos( Prof. Dr. Adriano Silva Fortes((
RESUMO:
O presente trabalho relata os ensaios realizados com blocos de micro concreto adicionados à sua dosagem um percentual da sílica ativa, baseado na proporção da quantidade de cimento para a análise de resistência a compressão no processo de cura, descrevendo a experiência do sétimo e do vigésimo oitavo dia de idade da peça. Foram designados quatro traços distintos, sendo duas dosagens para fabricação de blocos de concreto porosos (de superfície rugosa) e as outras amostras dosadas para a produção de blocos lisos. O experimento foi realizado no laboratório do I.F.BAHIA em uma pequena escala, com um lote de quarenta unidades, selecionando três para cada categoria. Buscando um aprimoramento, este artigo relata o comportamento dos blocos de micro concreto à inserção de sílica ativa no traço já existente, na intenção de comprovar a possível melhora no que se diz respeito à resistência de blocos confeccionados com o uso da sílica, e analisar a viabilidade do uso dessa substância na composição da dosagem na produção de blocos pré-moldados de micro concreto.
Palavras-chaves: Sílica ativa, bloco de micro concreto, resistência à compressão.
1. INTRODUÇÃO
Habitação no seu sentido mais geral é sinônimo de abrigo. Desde os primórdios da civilização o homem teve necessidade de se abrigar e os povos primitivos utilizavam como habitação, os espaços naturais. Este abrigo se tornou cada vez mais elaborado, e, no entanto continuava primordialmente com a sua função básica, isto é, constituia-se em um espaço que protege o homem dos intrusos e das intempéries.
Evidentemente, os primeiros materiais de construção utilizados foram aqueles ofertados pela natureza, como pedra, palha, galhos e