Materiais de Construção
Espalhar a areia, formando uma camada de uns 15 cm. Sobre a areia colocar o cimento. Com uma pá ou enxada, mexer a areia e o cimento até formar uma mistura bem uniforme. Espalhar a mistura, formando uma camada de 15 a 20 cm. Colocar a pedra sobre esta camada, misturando muito bem. Formar um monte com uma coroa (buraco) no meio. Adicionar e misturar a água aos poucos, evitando que escorra.
Já o amassamento mecânico é feito em equipamentos especiais chamados de betoneiras, que são constituídas essencialmente por um tambor ou cuba, fixo ou móvel em torno de um eixo que passa pelo seu centro, no qual, por meio de pás, que, também, podem ser fixas ou móveis, se produz a mistura. Seguindo os seguintes passos: coloque a pedra na betoneira, adicione metade da água e misture por um minuto, ponha o cimento e por ultimo ponha a areia e o resto da água. Deixe a betoneira girar mais 3 minutos antes de usar o concreto.
Cuidados a serem tomados:
A betoneira deve ser limpa antes de ser usada (livre de pó, água suja, restos da última utilização)e os materiais devem ser colocados com a betoneira girando e no menor espaço de tempo possível.
“2- Defina os termos “consistência”, “trabalhabilidade”, “ exsudação”, “plasticidade” do concreto fresco.
A consistência é o grau de fluidez da mistura do concreto fresco, estando, portanto, diretamente relacionado com a mobilidade da pasta (mistura de cimento e água). Pode-se considerar como o principal fator influente na consistência, o teor de água/materiais secos. Quanto mais plástica for a consistência do concreto, maior é a facilidade de moldagem e deslize do concreto entre a armadura, sem que ocorra a separação dos seus componentes. A baixa ou alta consistência é definida baseando-se no espaçamento entre as paredes das formas, natureza da obra e a distribuição da armadura no seu interior. No Brasil o