percentual
Módulo: 2 - juros simples e compostos
Atividade:
Título: Reflexão sobre o custo do dinheiro ao longo do tempo.
Aluno: Carlos Sturion Angeleli
Disciplina: Matemática Financeira PA03
Turma: 20 (Piracicaba/SP)
Introdução
Este trabalho busca a reflexão sobre o custo do dinheiro ao longo do tempo, através de conceitos e análise de casos práticos, com o objetivo de realizar comparativos consistentes entre diversas alternativas de investimento.
Serão discutidos neste trabalho, os pontos negativos e positivos dos regimes de capitalização simples e composta, tanto para a obtenção de recursos quanto para sua aplicação, e com isso, auxiliar nas decisões financeiras da empresa.
Justificativa
Este texto se torna extremamente importante para nos ajudar a tomar decisões mais acertadas sobre como investir os recursos disponíveis ou o momento certo tomar crédito, auxiliando a tomar decisões nos negócios em geral, na empresa e em nosso dia a dia. Por exemplo, saber quando é a hora correta de investir, decidir se deve comprar ou alugar uma máquina, se comprar à vista ou financiada, se terceiriza um setor ou se o mantém, se determinado investimento vai dar lucro ou prejuízo. Esses problemas são passíveis de cálculo, e saber fazer esse cálculo, permitirá tomar decisões menos arriscadas, com mais acertos, fazendo aumentar o patrimônio da empresa e evitando prejuízos diante de recursos escassos.
Desenvolvimento
Primeiramente, convém conceituar alguns termos que utilizaremos na explanação.
Juros
O juro é o valor que se paga ao investidor por sua aplicação, durante um prazo determinado.
Taxa de Juros
A taxa de juros é necessária para o cálculo dos juros. A taxa é negociada entre o investidor e o tomador. Geralmente é definida em base percentual.
Capitalização Simples
A Capitalização Simples é o regime no qual os juros incidem sobre o valor principal ou inicial, sendo diretamente proporcional a seu valor e ao tempo de aplicação.