ARTIGO SOBRE O ACESSO A CULTURA EM SUA COMUNIDADE
CURSO: GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
ALUNA: RAFAELA CAROLINA DE OLIVEIRA BRITO
KATIA JUNIA PIRES GONÇALVES
RENATA GOULART DIAS
ATIVIDADE AVALIATIVA I PESQUISA EM SEVIÇO SOCIAL: INDICADORES SOCIAIS: ARTIGO SOBRE O ACESSO A CULTURA EM SUA COMUNIDADE.
MONTE CARMELO
2013
RAFAELA CAROLINA DE OLIVEIRA BRITO
KATIA JUNIA PIRES GONÇALVES
RENATA GOULART DIAS
ATIVIDADE AVALIATIVA I PESQUISA EM SEVIÇO SOCIAL: INDICADORES SOCIAIS: ARTIGO SOBRE O ACESSO A CULTURA EM SUA COMUNIDADE.
Atividade Avaliativa I, disciplina de Pesquisa em Serviço Social, apresentado ao Centro Universitário UNISEB Interativo COC, representada pela Tutora Rosimeire Roberta Funari , afim de obtenção de nota na Graduação em Serviço Social.
MONTE CARMELO
2013
O ser humano é essencialmente cultural. Ele nasce, vive e morre imerso em uma determinada cultura, com seus modos de vida, língua, rituais, instituições, conhecimento e valores próprios. Por isso, ele vê o mundo a partir de sua própria cultura. Dentro desse tecido cultural em que vivemos e nos desenvolvemos, podemos fazer um recorte específico da cultura, igualmente importante para que nos tornemos seres humanos completos: as artes. Independentemente de serem artes populares, como o cordel, a música popular, o repente, a dança de salão, a escultura na areia ou artes eruditas como a música clássica, as artes visuais, a literatura, o teatro, o cinema, vídeo-arte.
O momento é de reconhecimento dos direitos culturais como necessidade básica e direito dos cidadãos, o que conduz à busca de uma agenda integrada com as políticas sociais e de desenvolvimento.
Em que pesem as tendências recentes, seus impactos ainda não foram suficientes para reduzir o quadro de desigualdades no acesso à produção cultural e é fundamental cuidar para que, ao contrário, o crescimento econômico não faça com que tais desigualdades sejam