Quilombos
O trabalho apresentado a seguir, relata a história de um povo que vêm sofrendo ao longo dos séculos, em busca de reconhecimento próprio, de uma vida mais justa e acima de tudo, ao direito à dignidade. Os quilombolas têm encontrado dificuldades para manter viva sua cultura e suas tradições, pois muitas vezes esbarraram nas relações econômicas praticadas nos dias atuais.
O povo quilombola deu uma grande contribuição na formação da diversidade cultural do Brasil com suas festas, danças, crenças e culinárias, bem como, com outras formas de expressões culturais, que fizeram de nossa nação, um país ainda mais rico.
1. HISTÓRIA DOS QUILOMBOS E QUILOMBOLAS
1.1 O QUE ERAM OS QUILOMBOS
Os quilombos eram espécies de comunidades compostas por ex-escravos que fugiram das fazendas na época do Brasil Colonial. O período de maior formação dos quilombos foi entre o século XVI E XIX.
1.2 ORGANIZAÇÃO, ECONOMIA E VIDA
Os quilombos tinham uma organização parecida com as aldeias africanas, de onde os quilombolas eram originários. Havia uma divisão de tarefas e todos trabalhavam. Um líder geralmente comandava o quilombo, onde viviam principalmente da agricultura de subsistência e da pesca. Podiam viver de acordo com seus hábitos culturais africanos e praticar livremente seus cultos religiosos.
1.3 QUILOMBOLAS
Os quilombolas eram aqueles que habitavam os quilombos, ou seja, ex-escravos de origem africana que conseguiam fugir das fazendas de engenhos e buscavam moradias nesses quilombos.
1.4 COMBATE AOS QUILOMBOS
Era muito comum os fazendeiros e senhores de engenhos contratarem homens armados para desfazerem os quilombos e capturar os escravos fugitivos. Ocorreram vários combates entre estes homens e os quilombolas durante o período colonial. Os quilombolas resistiam e, muitas vezes, protegiam o quilombo mantendo sua existência.
1.5 QUILOMBOS DOS PALMARES
O quilombo que ficou mais conhecido foi o Palmares. Teve como um dos