DSTs
O cancro mole, úlcera mole venérea ou cancroide é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Hemophilus ducreyi. O cancro mole não é uma neoplasia, ou seja, não é câncer, mas sim uma doença infecciosa. Diagnostico:
Amostras recolhidas diretamente do cancro mole são analisadas após cultura em meio especial com o microscópio e técnicas de bioquímica.
Como se transmite:
O Cancro Mole é transmitido através do contato direto com uma ferida de Cancro Mole durante sexo vaginal, anal ou oral.
Tratamento:
O Cancro Mole pode ser tratado com antibióticos. Após terminar o tratamento você deverá retornar ao médico para certificar-se que todas as feridas sararam e que a infecção está completamente curada. Complicações:
Caso o Cancro Mole não seja tratado, ele pode causar danos sérios à pele e à genitália. Como outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), o Cancro Mole, quando não tratado, aumenta a probabilidade de uma pessoa ser infectada ou infectar a outros com o vírus da AIDS, o HIV. Gonorréia
O que é:
Doença sexualmente transmissível (DST) caracterizada por secreção mucopurulenta no canal do pênis ou vagina.
Diagnóstico:
O diagnóstico é basicamente clínico, não havendo necessidade de exames laboratoriais específicos.
Como se transmite:
A gonorréia é transmitida pelo contato com o pênis, vagina, boca ou ânus. Não é necessário haver ejaculação para a gonorréia ser transmitida. Gonorréia também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante o parto.
Tratamento:
Além de medidas de higiene, e o uso de protecção (preservativo/camisinha) compreende o uso de antibióticos e quimioterápicos, sob rigorosa prescrição médica, pois pode haver um mascaramento da doença, com consequências imprevisíveis para a pessoa.
Complicações:
Nos homens os sintomas, que podem levar até 30 dias depois da infecção para aparecer, incluem sensação de queimação ao urinar; ou uma descamação amarela ou verde no pênis. Algumas vezes homens