Artigo sobre inclusão
Ações no Âmbito Institucional
OBJETIVO GERAL: Acompanhar o Educando para que alcance o sucesso escolar nas dimensões sócio-afetivas e pedagogicamente no seu contexto histórico onde está inserido.
Procedimentos Específicos:
* Conhecer o Regimento Escolar e a Proposta Pedagógica da escola em que atua. * Identificar os alunos de baixo rendimento escolar. * Estabelecer contato freqüente com as famílias. * Propor um Plano de Intervenção Pedagógica para os alunos de baixo rendimento. * Colaborar e participar de ações que viabilizem a avaliação das atividades pedagógicas. * Elaborar e aplicar instrumentos de coleta, sempre que necessário. * Analisar e interpretar os dados coletados. * Elaborar hipóteses diagnosticadas da situação detectada bem como discuti-las com os professores,coordenadores e com a direção, considerando o contexto pedagógico. * Participar do processo de avaliação das ações realizadas pela escola.
Ações junto ao Corpo Docente
OBJETIVO GERAL: Integrar suas ações às do professor, como colaboração no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do educando.
Procedimentos Específicos:
* Participar do planejamento, da execução e da avaliação das atividades pedagógicas coletivas. * Realizar ações integradas com o corpo docente no desenvolvimento de projetos de acordo com as prioridades e com a proposta pedagógica. * Auxiliar na sensibilização para a prática da educação inclusiva. * Participar do conselho de classe. * Estimular a participação dos professores na identificação, no encaminhamento e no acompanhamento dos alunos com dificuldades de convívio social e na aprendizagem. * Contribuir com sugestões e informações nas reuniões pedagógicas. * Refletir e dialogar com os professores sobre os resultados das avaliações, apresentando propostas de solução. * Participar de estudo de caso dos alunos em situação de dificuldade, quando