Artigo Sobre Comunicação
Por: Laura Galli – Estudante de Relações Públicas da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – São Leopoldo/RS) laurinhagalli@hotmail.com Nos últimos tempos a Região das Hortênsias tem atingido alto grau de desenvolvimento na mídia. As empresas buscam cada vez mais anúncios nos meios de comunicação que garantam sua imagem no mercado.
Segundo Antonio de Salvo, autor da obra “Respeitável Público - As Relações Públicas e a Força Invisível dos Negócios", publicado pela ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a publicidade é “uma arma fortíssima e indispensável”, mas, para a promoção da imagem, ela sozinha não sustenta os resultados previstos no plano estratégico da empresa. Se faz necessário o profissional de Relações Públicas que é o responsável por estreitar o relacionamento da organização com diversos públicos, tais como imprensa, comunidade, fornecedores e setores de governo.
As empresas precisam saber sobre este tipo de profissional uma vez que “pessoas nascem, crescem e morrem. As empresas nascem, devem crescer e perpetuar-se”, diz De Salvo. Logo, a imagem de uma empresa é o seu maior patrimônio e é aí que atua o profissional de Relações Públicas, que faz a prevenção e a orientação para que as empresas tenham um bom conceito público.
Esse profissional deverá aliar criatividade ao conhecimento profundo para construir e manter uma boa imagem perante o público interno e externo. É sua função planejar e desenvolver programas de comunicação, criar programas de integração com a comunidade para o bom relacionamento da organização com os diferentes públicos.
As empresas da nossa região estão caminhando para manter o seu mais precioso patrimônio: sua imagem.
Fonte: "Respeitável Público: As Relações Públicas e a Força Invisível dos Negócios"
Antonio de Salvo. Editora: Aberje. 168 págs., R$ 30