Artigo sobre comunicação juridica
Para muitos, a linguagem usada nos grandes processos judiciais passa despercebida e é vista como algo dispensavel,para Victor Gabriel, a maneira que voce constroi e maneja seus argumentos define o tipo de jurista que voce é. No entanto devemos cuidar para não confundirmos argumentação com erudição. Desse modo o eruditismo deve ser utilizado, dosadamente, como forma de embelezar a força persuasiva e, com efeito, provocar no auditório o desejo de ouvir e aguardar ansiosamente por cada fala do orador. Assim, nesse mesmo sentido Víctor Gabriel afirma”:Da mesma forma que sua atenção cresce pela curiosidade ao início do discurso, também o ouvinte se atenta mais ao fim dele”.
Com base neste trecho, compriendemos que uma das partes mais importantes de um argumento segundo Victor, se resume no inicio e no fim da oratória.Para que o orador se saia bem com seu discurso, é necessario que alem dele conhecer bem o assunto, ele entenda o perfil de cada pessoa para a qual ele esta falando.Conhecer bem o caso que esta sendo tratado e ter conhecimento de todos os fatos, concede ao orador a chance de melhorar ainda mais seus argumentos a ponto de persuadir.
Para Léo Da Silva Alves, a maneira que voce argumenta é apenas mais um elemento importante de um orador.O bom orador, faz uso do olhar, dos gestos, da postura e até do silêncio para passar uma ideia ou fazer com que o auditório absorva os seus argumentos.
Quem tem boa voz e boa dicção tem muito, mas não tem tudo. Poderá ser péssimo orador e até cair no ridículo se, por exemplo, não souber gesticular. Ainda de acordo com Léo, a maneira que voce conduz um discurso, mesmo não sendo na area juridica, define o nivel de aplausos que voce recebe no final.Mantendo sempre as maos firmes e uma postura normal, passa a sensação de conforto com o assunto, tornando mais facil as argumentações.