Carlos D. de Andrade
Nasceu em Itabira, Minas Gerais no ano de 1902. Tornou-se, pelo conjunto de sua obra, um dos principais representantes da literatura brasileira do século XX.
Os principais temas retratados nas poesias de Drummond são: conflito social, a família e os amigos, a existência humana, a visão sarcástica do mundo e das pessoas e as lembranças da terra natal. Dentre suas obras poéticas mais importantes destacam-se: Brejo das Almas, Sentimento do Mundo, José, Lição de Coisas, Viola de Bolso, Claro Enigma, Fazendeiro do Ar, A Vida Passada a Limpo e Novos Poemas,
Carlos Drummond de Andrade é importante na literatura brasileira por que depois da Semana de Arte Moderna ele foi o primeiro poeta a se destacar inovando com temas que fazem parte do cotidiano das pessoas.
Sua obra é de grande importância na Literatura Nacional visto que seu conteúdo foi marcado pela relevância intelectual dirigida para a riqueza do ser humano.
Sua carreira poética pode ser dividida em 4 fases:
1ª fase: tem como características o pessimismo, o isolamento, o individualismo e a reflexão existencial. Desencanto em relação ao mundo.
2ª fase: chamada fase social, é marcada pela vontade do poeta de participar e tentar transformar o mundo, o pessimismo e o isolamento da 1ª fase é posto de lado. O poeta se solidariza com os problemas do mundo.
3ª fase pode ser dividida em dois momentos: poesia filosófica e poesia nominal.
-Poesia Filosófica: textos que refletem sobre vários temas de preocupação universal como a vida e a morte.
-Poesia Nominal: repletas de neologismos e aliterações.
4ª fase: conhecida como “o tempo das memórias”, as obras desta fase são cheias de recordações do poeta. Os temas infância e família são retomados e aprofundados.
Curiosidade
Após a sua morte descobriu-se um conjunto de poemas eróticos que ele mantinha em segredo intitulado “O amor natural” (1992).
Hoje em sua homenagem encontramos uma estatua em Porto Alegre por