Gerações da Telefonia Móvel e o seu Futuro
Evolução das redes celulares
A humanidade sempre teve a necessidade de comunicar-se e também a necessidade de melhorar os meios de comunicação. A evolução da comunicação permitiu integrar mais pessoas e diferentes sociedades de forma cada vez mais rápidas. A evolução da rede celular começa a partir de alguns fatos históricos e evoluindo até a transmissão de dados em alta velocidade. Alguns marcos históricos na telefonia relevantes para a comunicação celular são:
Em 1876, Alexander Graham Bell mostrou para a sociedade de Filadélfia o seu telégrafo falante e em poucos anos haviam milhares de usuários.
Em 1888, por produzir um faiscamento e perceber sua influência à distância, Hertz descobriu a capacidade de propagação da onda eletromagnética.
Em 1905 Reginald realiza a transmissão de voz e música por modulação de uma portadora analógica por amplitude (AM)
Em 1928 entra em funcionamento o primeiro sistema de comunicação móvel no Departamento de polícia de Detroit (sistema ainda Simplex)
Em 1930 desenvolvido o primeiro transmissor móvel, sistema half-duplex.
Em 1935 Edwin H. Armstrong demonstra ao público seu rádio baseado em modulação FM
Em 1940 o departamento de polícia estadual de Connectitcut implementa o primeiro sistema de comunicação móvel half-duplex utilizando modulação FM
Em 1946 a FCC permite que a AT&T instale o primeiro sistema de telefonia móvel. Pela primeira vez era feita uma conexão, ainda que manual, entre o sistema de rádio e rede telefônica pública. Era baseado em uma torre de alta potência que em pouco tempo ficou saturada.
Em 1947 Bell Labs apresenta o conceito de célula em sistema de rádio a fim de aumentar a capacidade já que o FCC não cedia novos canais.
Em 1949 a falta de espectro motivou a pesquisa pela Bell Labs em narrowband FM. Ao mesmo tempo na cidade de Detroit uma companhia de taxi instalou um sistema similar ao celular, com reaproveitamento de frequência em células